Vaticano: Cardeais decidem reunir-se apenas de manhã nos próximos dias

Cidade do Vaticano, 05 mar 2013 (Ecclesia) – Os cardeais presentes no Vaticano estão hoje reunidos para a terceira reunião [congregação] geral, após terem decidido na segunda-feira que estes encontros de trabalho vão decorrer apenas durante a manhã nos próximos dias.

A segunda congregação geral teve a presença de quatro novos cardeais eleitores, ficando assim a faltar oito do grupo de 115 que vai escolher o sucessor de Bento XVI, em Conclave.

A antecipação do processo eleitoral, autorizada pelo Papa emérito, apenas pode acontecer após a confirmação da presença de todos os cardeais com menos de 80 anos – exceto aqueles que tenham renunciado por razões de saúde ou outros motivos graves.

Durante a segunda congregação geral, o religioso capuchinho Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, apresentou uma meditação aos cardeais.

As congregações gerais, um organismo interino de governo da Igreja até à eleição do Papa, têm de tomar uma série de decisões, do alojamento dos cardeais aos preparativos para o processo de eleição na Capela Sistina, antes de determinar a data de início do próximo Conclave.

Na primeira reunião foi apresentada pelo decano [presidente] do Colégio Cardinalício, D. Angelo Sodano, a proposta de redação de uma mensagem do Colégio Cardinalício ao Papa emérito, Bento XVI.

Além destas reuniões gerais há ‘congregações particulares’, com a presença do cardeal camerlengo (D. Tarcisio Bertone) e três outros cardeais, sorteados a cada três dias.

A Câmara Apostólica, presidida pelo camerlengo, tem como função “custodiar” os bens da Igreja.

O Conclave, palavra com origem no latim ‘cum clavis’ (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top