Vaticano: Cardeais agradecem participação de líderes religiosos e responsáveis políticos no funeral do Papa

Responsáveis falam em homenagem a «incessante empenho em favor da fé, da paz e da fraternidade» de Francisco

Foto: Vatican Media

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 29 abr 2025 (Ecclesia) – Os mais de 180 cardeais presentes em Roma divulgaram hoje uma nota de agradecimento aos líderes religiosos e responsáveis políticos que participaram no funeral do Papa, evocando o seu compromisso em favor da paz.

“Esta presença foi particularmente apreciada como participação na dor da Igreja e da Santa Sé pelo falecimento do Papa e como homenagem ao seu incessante empenho em favor da fé, da paz e da fraternidade entre todos os povos da terra”, refere o texto, enviado aos jornalistas.

Segundo as autoridades italianas, 250 mil pessoas estiveram na zona do Vaticano e outras 150 mil acompanharam o percurso do cortejo fúnebre pelas ruas da capital italiana, no último sábado; o Vaticano anunciou a presença de mais de 160 delegações oficiais de várias instituições e países, incluindo Portugal.

“O Colégio Cardinalício deseja expressar sincero agradecimento aos chefes das Igrejas não católicas e das comunidades eclesiais que estiveram presentes ou enviaram delegações ao funeral do Papa Francisco no dia 26 de abril, bem como aos representantes do judaísmo, islamismo e de outras religiões”, pode ler-se.

Agradecendo a solidariedade manifestada no momento de dor, o Colégio Cardinalício dirige-se também a todas as delegações civis que participaram e a quem as dirigiu: soberanos, príncipes, chefes de Estado e de Governo, ministros e outras autoridades governamentais”.

Os cardeais deixam uma palavra particular  às autoridades italianas, à cidade de Roma, aos serviços de segurança, à Proteção Civil, aos meios de comunicação social e aos trabalhadores, incluindo os funcionários da Santa Sé e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, que “contribuíram, com grande empenho e generosidade, para a preparação de tudo o que era necessário para as várias celebrações, reconhecendo que, graças ao seu trabalho, tudo decorreu com ordem e tranquilidade”.

“Por fim, um pensamento agradecido aos milhares de adolescentes e jovens que participaram no Jubileu de domingo, 27 de abril, mostrando o rosto de uma Igreja viva com a vida do seu Senhor ressuscitado, e a todo o povo de Deus que caminha com esperança para o futuro”, conclui a nota.

A sexta reunião (congregação) geral pré-conclave decorreu esta manhã, no Vaticano, contando com mais de 20 intervenções dos cardeais presentes, segundo o porta-voz do Vaticano.

“No centro das reflexões estiveram o papel da Igreja no mundo de hoje e os desafios que ela enfrenta. Os cardeais partilharam diferentes perspetivas, enriquecidas pelas experiências e contextos dos vários continentes, questionando-se sobre qual a resposta que a Igreja é chamada a oferecer neste momento”, indicou Matteo Bruni, numa nota enviada aos jornalistas.

O Papa Francisco, que faleceu aos 88 anos de idade, no dia 21 de abril, foi sepultado este sábado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, conforme desejo expresso em testamento, depois da Missa exequial na Praça de São Pedro.

OC

Partilhar:
Scroll to Top