Jovens da Ação Católica de Roma acompanharam Francisco para lançar balões e deixar mensagem contra a violência
Cidade do Vaticano, 29 jan 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano os participantes na ‘Caravana da Paz’, iniciativa da Ação Católica de Roma que levou à Praça de São Pedro cerca de três mil jovens.
“Obrigado pela vossa presença e pelo vosso generoso compromisso para construir uma sociedade de paz”, disse, perante milhares de pessoas reunidas para a recitação do ângelus.
Francisco brincou com a presença de dois jovens representantes da ‘Caravana da Paz” junto a si, na janela do apartamento pontifício, declarando: “Chegaram os invasores”.
Como é tradição no último domingo de janeiro, os dois leram uma mensagem centrada no tema da iniciativa, que em 2017 foi ‘Rodeados pela paz’.
Após a mensagem, foram lançados balões coloridos, como símbolo de paz, por estudantes, professores e pais das escolas católicas e das paróquias de Roma.
Ao longo do mês de janeiro foram recolhidos donativos para projetos de solidariedade: um da Cáritas de Roma, a “Casa de Cristian”, um centro de acolhimento de mães italianas e estrangeiras; o outro, uma estrutura da Ação Católica, chamada “O tapete de Iqbal”, que intervém socialmente e com iniciativas educativas, num bairro problemático de Nápoles.
O Papa recordou ainda as populações das regiões centrais da Itália que foram afetadas por sismos e, mais recentemente, por condições meteorológicas adversas, pedindo que não lhes falte apoio e solidariedade de todos.
“Que nenhum tipo de burocracia os faça esperar e sofrer ainda mais”, advertiu.
Francisco despediu-se com votos de “paz, humildade e partilha” nas famílias.
OC