Santa Sé atenta às necessidades pastorais de um meio que atualmente movimenta «mais de três mil milhões» de pessoas
Cidade do Vaticano, 11 jun 2015 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes promove até sábado, em Roma, um seminário mundial com capelães católicos ligados à aviação civil, provenientes de 23 países.
Segundo informações avançadas pelo serviço informativo da Santa Sé, a iniciativa tem como principal objetivo “ajudar” os participantes a “afrontarem os novos desafios” pastorais presentes num meio que atualmente movimenta “mais de três mil milhões” de pessoas.
Tem em vista “estimular a ação pastoral da Igreja nos aeroportos”, com base na análise de documentos como a Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho”, do Papa Francisco.
Durante o seminário, os agentes das capelanias aeroportuárias vão ter inclusivamente oportunidade de se encontrarem com o Papa argentino, numa audiência prevista para esta sexta-feira.
“Entre os principais desafios” apontados pela organização do evento, no que troca à missão católica nos aeroportos “estão a atenção aos passageiros, o cuidado dispensado aos trabalhadores, o compromisso social e atenção à capela”.
“Os capelães têm a tarefa de oferecer uma presença constante e concreta aos passageiros que, mesmo em períodos transitórios, devem ter a possibilidade de um encontro pessoal com Cristo durante os deslocamentos”, pode ler-se.
A ação dos capelães deve estender-se também “aos trabalhadores aeroportuários e de voo que, sujeitos a horários variáveis, nem sempre têm a oportunidade de participar da vida paroquial”, e “também às suas famílias”.
O trabalho católico inclui também a intervenção junto dos “imigrantes irregulares retidos nos centros de detenção aeroportuários, ou nas situações de emergência quando o conforto espiritual e a solidariedade destes religiosos são indispensáveis”, frisa o gabinete informativo do Vaticano.
JCP