Espaço marcado pelas pinturas de Miguel Ângelo acolhe eleição do Papa, sem interrupções, desde 1492

Cidade do Vaticano, 28 abr 2025 (Ecclesia) – A eleição de um novo Papa, após a morte do Papa Francisco, vai levar cardeais de todo o mundo à Capela Sistina, espaço que acolhe regularmente os conclaves desde 1492.
Até 7 de maio, as janelas vão ser obscurecidas, construindo uma plataforma sobre o pavimento original e introduzindo duas salamandras: numa queimam-se os boletins de voto e notas escritas pelos cardeais; noutra é produzido o fumo negro ou branco que manifesta para o exterior o resultado dos sufrágios.
A Capela Sistina está fechada ao público a partir de hoje, “devido às necessidades do Conclave”, informou a direção dos Museus do Vaticano, limitando ainda as visitas a vários espaços no interior do Estado.
João Paulo II (1920-2005) fez referência particular ao ‘Juízo Final’, pintado por Miguel Ângelo na parede do altar, na Constituição Apostólica ‘Universi Dominici Gregis’, sobre a eleição do Papa, quando escreveu: “Disponho que a eleição continue a desenrolar-se na Capela Sistina, onde tudo concorre para avivar a consciência da presença de Deus, diante do qual deverá cada um apresentar-se um dia para ser julgado”.
Desde as primeiras assembleias cristãs romanas aos cardeais, em 1179, a eleição de um novo Papa aconteceu quase sempre em Roma e, desde 1492, na Capela Sistina.
A Capela Sistina deve o seu nome a Sisto IV, Papa entre 1471 e 1484, que promoveu as obras de restauro da antiga Capela Magna a partir de 1477.
A Sistina começou por ter elementos do século XV, como as histórias de Moisés e de Cristo, além dos retratos dos Papas, trabalho que foi executado por uma equipa de pintores originalmente formada por Pietro Perugino, Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio e Cosimo Rosselli.
A decoração do espaço de 1100 metros quadrados foi confiada em 1508 a Miguel Ângelo por Júlio II, Papa entre 1503 e 1513.
Júlio II, sobrinho do Papa Sisto, decidiu modificar parcialmente a decoração do espaço, entregando a tarefa a Miguel Ângelo, que pintou a abóbada e a parte alta das paredes com cerca de 300 figuras: nos nove quadros centrais estão representadas histórias do Génesis, primeiro livro da Bíblia, desde a criação ao dilúvio.
De dimensões iguais ao templo do rei Salomão, em Jerusalém – 40,5 metros de comprimento, 13,2 de largura e 20,7 de altura -, a capela que albergou os conclaves dos últimos séculos ficou assim conhecida pelos seus frescos de temática bíblica.
O Conclave, palavra com origem no latim ‘cum clavis’ (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa.
OC