Vaticano: Canonização de Madre Teresa de Calcutá ainda sem confirmação oficial

Cidade do Vaticano, 19 mai 2015 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano reagiu hoje a notícias que davam conta da canonização da Madre Teresa de Calcutá, em setembro de 2016, esclarecendo que esta é uma “hipótese de trabalho”, sem “confirmação oficial” até ao momento.

O padre Federico Lombardi sublinhou que é “prematuro” falar de uma data para a eventual canonização, dado que a causa “está em curso”.

O jornal italiano ‘La Repubblica’ apontava hoje como data para a canonização da religiosa o dia 4 de setembro de 2016, no contexto do Jubileu da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco.

Madre Teresa de Calcutá, fundadora das Missionárias da Caridade e prémio Nobel da Paz, foi beatificada a 10 de outubro de 2003, seis anos após a sua morte, pelo Papa João Paulo II.

De acordo com o direito canónico, para a canonização é necessário um novo milagre atribuível à intercessão da religiosa, a partir da data da beatificação.

Francisco tem promovido, no entanto, algumas canonizações ‘equipolentes’, um processo em que o Papa reconhece a santidade sem a necessidade de um milagre após a beatificação, como aconteceu com São José Vaz (1651-1711), missionário no Sri Lanka que nasceu em Goa, então território português.

RV/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR