Presença de Bento XVI no encontro católico deve reunir milhões de jovens
Lisboa, 14 dez 2011 (Ecclesia) – A Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) revelou esta terça-feira que Bento XVI vai visitar o Rio de Janeiro “entre os dias 23 e 28 de julho de 2013”, por ocasião da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A data oficial foi decidida durante uma reunião entre o Conselho Pontifício para os Leigos e a comissão do Comité Organizador Local do Rio de Janeiro, em Roma.
Bento XVI visitou o Brasil, pela primeira vez, entre 9 e 14 de maio de 2007, por ocasião da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e das Caraíbas.
A CNBB sublinha que “Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens para celebrar a mensagem de amor, paz e união pregada por Jesus Cristo”.
A última edição da JMJ foi realizada em agosto deste ano, na cidade de Madrid, Espanha, reunindo cerca de dois milhões de participantes.
O lema da Jornada Mundial da Juventude 2013, escolhido pelo Papa, será ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.
A jornada de 2012, que se assinalará em cada diocese católica, vai ser dedicada ao lema “Alegrai-vos sempre no Senhor”, apelo extraído da carta de São Paulo aos Filipenses.
Um dos símbolos destas jornadas, a “cruz dos jovens”, está a passar pelas 274 dioceses do Brasil, ao longo dos dois anos de preparação para a JMJ.
A cruz de madeira, com 3,8 metros de altura e 31 kg, foi oferecida por João Paulo II aos jovens católicos em 1984 e, desde então, tem passado por dezenas de países, em peregrinação.
É conhecida como a “Cruz do Ano Santo”, a “Cruz do Jubileu”, a “Cruz da Jornada Mundial da Juventude”, a “Cruz dos Jovens”, a “Cruz Peregrina” e é entregue no final de cada JMJ pelos jovens do país anfitrião aos organizadores da jornada seguinte.
Também por decisão de João Paulo II, essa cruz é acompanhada por um ícone de Maria, que mede 118 cm de altura e pesa 15 Kg.
OC