Vaticano: Bispos africanos fazem homenagem ao legado de João XXIII e João Paulo II

Conferência «Igreja em África do Concílio Vaticano II ao Terceiro Milénio» antecede canonização dos dois Papas

Cidade do Vaticano, 24 abr 2014 (Ecclesia) – Os bispos africanos vão homenagear entre hoje e amanhã a memória dos Papas João XXIII e João Paulo II com uma conferência em Roma intitulada “A Igreja em África do Concílio Vaticano II ao Terceiro Milénio”.

O programa da iniciativa foi apresentado hoje no Vaticano, e a organização recorda o Concílio Vaticano II (1962-1965), convocado por João XXIII, como “um evento de graça para toda a Igreja universal” que “permitiu ao povo de Deus em África realizar uma reviravolta importante no seu percurso através da história”.

“50 anos depois” do fim da última grande reunião mundial da Igreja Católica, que contou com a participação de João Paulo II, na altura um jovem bispo, o objetivo do evento é também “fazer um balanço da implementação do Concílio” em África e “tomar as necessárias medidas à construção do seu futuro”.

Para além de recordar o magistério dos Beatos Angelo Roncalli e Karol Wojtyla, que vão ser canonizados no domingo, a conferência vai também sublinhar o contributo dos Papas Paulo VI, João Paulo I e, mais recentemente, Bento XVI e Francisco.

Além dos membros do “Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar”, na capital italina vão estar “teólogos, homens e mulheres africanos e personalidades da cultura”.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top