Vaticano: Biblioteca da Santa Sé aponta Jubileu como oportunidade para «construir pontes» e «diálogo intercultural»

Responsáveis apresentaram participações e acolhimento de iniciativas durante Ano Santo que pretende construir «novo humanismo»

Cidade do Vaticano, 28 nov 2024 (Ecclesia) – O Prefeito da Biblioteca Vaticana, o padre Mauro Mantovani, indicou a oportunidade que o Jubileu 2025 significa para “construir pontes, promover o diálogo”, contributo que “arca de tesouros culturais” deseja poder dar.

“O Ano Santo é uma oportunidade para construir pontes, promover o diálogo e olhar para o futuro com esperança. A Biblioteca abre-se ao mundo na linguagem que lhe é própria e nas formas próprias da sua missão, tecendo relações e incentivando os seus interlocutores a uma visão coral e participativa, em crescimento mútuo neste caminho comum”, referiu o responsável hoje numa conferência com o tema «A Biblioteca do Vaticano para o crescimento de um novo humanismo».

O encontro contou com a participação de D. Angelo Vincenzo Zani, Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé, que refletiu sobre o papel que a Biblioteca do Vaticano tem desempenhado, desde a sua criação, para a “diplomacia cultural”.

“Arca de tesouros culturais inestimáveis e património mundial por vontade dos papas” e “«laboratório» constante de projetos e iniciativas”, o espaço e os projetos por ele organizados, quere pensar um “caminho futuro em vista do Jubileu”.

“Todos os dias se criam novas oportunidades de cooperação e de diálogo intercultural e se cultiva a investigação avançada e a experimentação tecnológica. Nos últimos tempos, abrimos várias frentes de diálogo e de relacionamento com diferentes realidades, num caleidoscópio de relações frutuosas e de enriquecimento mútuo, que constituirão um profícuo ponto de partida e de junção para desenvolvimentos futuros”, assinalou o Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé.

Os responsáveis deram conta de iniciativas decorridas em 2024, “particularmente frutuosas no domínio das relações interculturais” e no acolhimento de pesquisas e atividades, ou o empréstimo de obras e participação em exposições.

“Em 2024, foram emprestadas obras para exposições em grandes museus de todo o mundo, incluindo o British Museum de Londres, o County Museum of Art de Los Angeles e o Shanghai Museum”, destacou.

Durante o ano jubilar, D. Angelo Vincenzo Zani deu conta do contributo da Biblioteca em exposições várias, em Veneza, Viena, Roma ou Florença, e destacou a participação na exposição «A Arte dos Números», a realizar na Bienal de Arte Islâmica, organizada pela ‘Diriyah Biennale Foundation’, com lugar no terminal Hajj do Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz.

O padre Mauro Mantovani fez notar a coincidência da Expo 2025, em Osaka, no Japão, a realizar entre 13 de abril e 13 de outubro, com a celebração do Jubileu na Igreja católica, durante o mesmo ano.

“A Expo 2025 em Osaka dedicada ao tema «Projetar a sociedade do futuro para as nossas vidas», dará ênfase à transformação da cidade, ao percurso comum da humanidade, ao diálogo entre povos, culturas, religiões e gerações, à promoção da vida e à abertura à esperança”, assinalou.

O Prefeito da Biblioteca Vaticana assegurou estarem em causa “dimensões fundamentais do ‘novo humanismo’, para o desenvolvimento de uma tecnologia colocada ao serviço do crescimento humano integral, individual e social”.

LS

Partilhar:
Scroll to Top