Vaticano: Bento XVI sublinha responsabilidade social dos cristãos

Papa presidiu a procissão pelas ruas de Roma no dia do Corpo de Deus

Roma, 24 jun 2011 (Ecclesia) – Bento XVI presidiu esta quinta-feira a uma procissão pelas ruas de Roma, na festa do Corpo de Deus, dia em que sublinhou a “especial responsabilidade de cristãos na construção de uma sociedade solidária, justa e fraterna”.

“Quem reconhece Jesus na hóstia sagrada, reconhece-o no irmão que sofre, que tem fome e sede, que é forasteiro, está nu, doente, encarcerado; está atento a todas as pessoas, empenha-se de maneira concreta, a favor daqueles que se encontram em necessidade”, frisou.

Na homilia da missa a que presidiu na basílica de São João de Latrão, antes da procissão, o Papa começou por recordar que o Santíssimo Sacramento [hóstia consagrada que para os católicos é o próprio Jesus] é levado em procissão pelas ruas “para manifestar que Cristo ressuscitado caminha no meio de nós e nos guia para o Reino dos Céus”.

“Aquilo que Jesus nos deu na intimidade do Cenáculo, hoje manifestamo-lo abertamente, porque o amor de Cristo não está reservado a alguns, mas destina-se a todos”, indicou, acrescentando que o amor divino “incarnado em Cristo, é mais forte do que o mal, a violência e a morte”.

Para Bento XVI, “tudo procede de Deus, da omnipotência do seu amor uno e trino, incarnado em Jesus” e da eucaristia deriva “ o sentido profundo da presença social da Igreja, como testemunham os grandes santos sociais”.

A homilia papal assinalou que “o Evangelho tem desde sempre como objetivo a unidade da família humana, uma unidade que não é imposta do alto, nem por interesses ideológicos ou económicos”, especialmente num tempo “em que a globalização nos torna cada vez mais dependentes uns dos outros”.

“Sem ilusões, sem utopias ideológicas, nós caminhamos nas estradas do mundo, levando dentro de nós o Corpo do Senhor”, concluiu.

A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como “Corpo de Deus”, começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula “Transiturus”, em 1264.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top