Vaticano: Bento XVI recebeu presidente da Roménia e bispos italianos

Papa mantém agenda até final do pontificado, a 28 de fevereiro

Cidade do Vaticano, 15 fev 2013 (Ecclesia) – Bento XVI recebeu hoje no Vaticano o presidente da Roménia, Traian Basescu, e um grupo de bispos italianos, liderados pelo cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Génova e presidente da Conferência Episcopal transalpina.

A Santa Sé revelou, em comunicado, que o presidente romeno e o Papa destacaram as “boas relações” bilaterais.

“Em particular, foi sublinhada a profícua colaboração a nível europeu pela salvaguarda dos valores comuns”, pode ler-se.

A audiência abordou ainda questões ligadas à Educação e às comunidades católicas na Roménia, elogiando-se também o “contributo da Igreja para a integração das comunidades romenas no estrangeiro”.

Ainda esta manhã, o Papa recebe a Fundação  “Pro Petri Sede”, associação que recolhe donativos dos católicos na Bélgica, Holanda e Luxemburgo e os oferece ao pontífice, para que este os destine a um fim caritativo.

Bento XVI, que esta segunda-feira apresentou a renúncia ao pontificado, mantém assim o calendário de encontros que tinha previsto, no qual se inclui uma audiência ao presidente da Guatemala, Otto Fernando Pérez, este sábado, seguido de nova visita de um grupo de bispos italianos, desta feita liderados pelo cardeal Angelo Scola, arcebispo de Milão.

Ainda no sábado, o Papa vai receber em audiência privada o chefe do Governo italiano, Mario Monti.

Bento XVI vai presidir no domingo à oração do Angelus (11h00 de Lisboa) e à tarde dá início aos exercícios espirituais de Quaresma, que se prolongam até dia 23.

Durante a próxima semana, como é habitual neste tempo de retiro, todos os compromissos do Papa são cancelados, incluindo a tradicional audiência geral.

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, vai encontrar-se em privado com o Papa no dia 23, véspera da última recitação do Angelus deste pontificado, sendo esperadas milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

No dia 25, o Papa tem encontros marcados com vários cardeais e, a 27 de fevereiro, deve despedir-se dos fiéis na audiência pública semanal, que vai decorrer na Praça de São Pedro.

O porta-voz do Vaticano anunciou que os cardeais da Igreja Católica se vão reunir com Bento XVI a 28 de fevereiro, último dia do pontificado, para um “encontro de saudação”.

A iniciativa vai ter lugar na Sala Clementina, do Palácio Apostólico do Vaticano, a partir das 11h00 (menos uma em Lisboa), sendo o último encontro oficial previsto na agenda de Bento XVI.

O padre Lombardi, diretor da sala de imprensa da Santa Sé, anunciou que a partida do Papa cessante está marcada para as 17h00 locais do dia 28, em helicóptero, rumo à residência pontifícia de Castel Gandolfo, nos arredores da capital italiana, onde vai residir até à conclusão das obras em curso num antigo mosteiro de clausura, dentro do Estado do Vaticano.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top