Vaticano: Bento XVI quer leigos empenhados na defesa da cultura africana

Cidade do Vaticano, 06 set 2012 (Ecclesia) – Bento XVI enviou uma mensagem ao 2.º congresso pan-africano de leigos católicos, que decorre até domingo nos Camarões, na qual pede um esforço conjunto contra a mentalidade “relativista e niilista” que chega de outras partes do mundo.

“Acolhei e espalhai com força renovada a mensagem de alegria e esperança que Cristo traz, mensagem capaz de purificar e reforçar os grandes valores das vossas culturas”, refere o Papa.

O documento, divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, fala de África como o ‘continente da esperança’, apesar das dificuldades que enfrenta, como é o caso do “terrorismo fundamentalista”.

Bento XVI diz que os “valores tradicionais” mais queridos pela cultura africana estão “ameaçados pela secularização” e aponta problemas como o tribalismo, a violência, a corrupção, a exploração, a miséria e a fome.

A mensagem papal alude, por outro lado, à “grande riqueza de recursos espirituais” dos africanos, como o “amor pela vida e a família, o sentido de alegria e de partilha”.

O congresso reúne em Yaoundé mais de 300 delegados provenientes de 35 países da África e conta com a presença do presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top