Vaticano: Bento XVI projeta visita a Cuba e México em 2012

Diretor da sala de imprensa da Santa Sé confirma intenção do Papa

Cidade do Vaticano, 10 nov 2011 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano confirmou hoje que Bento XVI pretende visitar Cuba e México na “primavera” de 2012, intenção que já foi comunicada às “autoridades religiosas e civis” dos dois países.

“O projeto será aprofundado nas próximas semanas e, à luz disso, o Papa tomará a decisão final e vai comunicá-la no modo e no tempo que considerar oportunos”, afirmou o padre Federico Lombardi, em resposta a questões levantadas pelos jornalistas sobre esta matéria.

A confirmar-se, esta seria a primeira viagem do atual Papa aos dois países e a  terceira ao continente, após a visita ao Brasil (2007) e aos Estados Unidos da América (2008).

“Após a conferência internacional de Aparecida, na qual o Papa participou há quatro anos, a América Latina está comprometida na grande missão continental de evangelização e o Papa terá oportunidade de encorajar toda a Igreja nesta grande tarefa, também no decorrer da preparação para a celebração do Ano da fé”, disse o padre Lombardi.

Segundo o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, existe uma “bem conhecida expectativa do povo mexicano” em relação a uma viagem papal, a que Bento XVI quer responder, tendo em conta que este é o mais populoso dos “países da América Latina de língua espanhola”.

Quanto a Cuba, o Papa teria em mente a importância da “histórica viagem” do seu predecessor, João Paulo II, em 1998, a repetir num momento em que este país vive “um período importante da sua história”.

O padre Lombardi considerou “desaconselhável” uma passagem de Bento XVI pela Cidade do México, por causa da “altitude”, adiantando que uma viagem a dois países é “longa” e não poderá ter “muitas etapas”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top