Vaticano: Bento XVI nomeia secretário particular para responsável da Casa Pontifícia e torna-o arcebispo

Organismo que vai ser dirigido por D. Georg Gänswein é responsável por organizar audiências solenes do Papa

Cidade do Vaticano, 07 dez 2012 (Ecclesia) – Bento XVI nomeou o seu secretário particular, monsenhor Georg Gänswein, responsável máximo da Casa Pontifícia, revela hoje a agência de notícias do Vaticano.

Para ocupar o cargo de prefeito da Casa Pontifícia o sacerdote alemão de 56 anos foi elevado à dignidade de arcebispo.

Após a ordenação presbiteral, a 31 de maio de 1984, D. Georg Gänswein ficou ao serviço da arquidiocese de Freiburg im Breisgau, tendo sido escolhido pelo arcebispo para seu colaborador pessoal.

Doutorado em Direito Canónico, foi juiz do Tribunal Diocesano e em 1995 entrou para a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, organismo do Vaticano.

No ano seguinte foi transferido para a Congregação para a Doutrina da Fé, assumindo o cargo de secretário pessoal do responsável do dicastério, o cardeal Joseph Ratzinger, atual Papa, recorda o site news.va.

D. Georg Gänswein, que conhece o italiano, francês, inglês, espanhol e latim, tornou-se secretário particular de Bento XVI depois da sua eleição ao pontificado, em 2005.

A Prefeitura da Casa Pontifícia é responsável por organizar as audiências solenes concedidas pelo Papa a chefes de estado e de governo, ministros e embaixadores.

O organismo também prepara as audiências privadas, especiais e gerais, bem como a visita às personalidades que se encontram com o Papa.

As cerimónias pontifícias, exceto a parte estritamente litúrgica, e os exercícios espirituais do Papa, do Colégio de Cardeais e da Cúria Romana também estão dentro das competências da prefeitura.

A instituição assume igualmente os preparativos das deslocações do Papa a Roma e a outras localidades da Itália.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR