Vaticano: Bento XVI incentiva fiéis da Índia a empenharem-se na sociedade

Papa recebeu esta sexta-feira a visita de um grupo de bispos de rito siro-malancar

Cidade do Vaticano, 25 Mar (Ecclesia) – Bento XVI incentivou hoje os fiéis da Índia a empenharem-se em favor da sociedade, durante uma recepção a um grupo de bispos de rito siro-malancar, que se encontram de visita apostólica à Santa Sé.

“As pequenas comunidades cristãs deram muitas vezes um testemunho notável na vida da Igreja. Como nos tempos apostólicos, a Igreja dos nossos dias florescerá na presença viva de Cristo” realçou o Papa, segundo um comunicado emitido pelo gabinete de imprensa do Vaticano.

Reconhecendo a importância do reforço de laços entre o Santa Sé e a Igreja indiana, Bento XVI encorajou os prelados a “promoverem entre os seus sacerdotes e no meio do povo uma afeição pela herança espiritual que receberam”.

Um legado que, apontou ainda, “deu um contributo importante à cultura e à sociedade indiana e às suas expressões religiosas”.

O Papa entende que a formação cristã, quer ao nível das vocações consagradas quer de leigos, é um dos maiores desafios da Igreja local, que tem avançado com vários programas de catequese.

“A presença divina deve permanecer no centro da vida, da fé e do testemunho do vosso povo e vocês, como Pastores, são chamados a preservá-la para que os fiéis não vivam longe de Cristo” concluiu Bento XVI.

A Igreja Siro-Malancar teve início, segundo a tradição, com a chegada do Apóstolo Tomé à Índia, no ano 53, sendo uma das quatro que conserva a tradição comum da antiga Igreja Síria.

Actualmente, este rito, em comunhão com a Santa Sé, conta com cerca de 500 mil fiéis na Índia e com dezenas de milhares espalhados pelo mundo.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top