Vaticano: Bento XVI enfrentou pedofilia na Igreja com coragem e determinação

D. Ilídio Leandro pede que próximo Papa aposte nos jovens e na família

Lisboa, 11 fev 2013 (Ecclesia) – D. Ilídio Leandro considerou hoje que Bento XVI enfrentou com “coragem, determinação e firmeza” as situações mais delicadas dentro da Igreja Católica, em especial a pedofilia.

“O Papa soube nestes momentos concretos exercer um verdadeiro exercício de autoridade, compreensão para com vitimas mas também uma grande capacidade de doutrinação e de superar os momentos difíceis com a serenidade, a paz e a exigência profunda de um profeta que soube pedir perdão e ser forte junto das igrejas e nas situações onde isto se verificou”, afirmou o bispo de Viseu à Agência ECCLESIA.

O prelado indica “coerência” e “clareza” no pontificado de Bento XVI ao enfrentar temas fundamentais da fé, do cristianismo e da vida da Igreja ao ponto de se “mudarem determinadas ideias de conservadorismo e elevação dada a sua formação”.

D. Ilídio Leandro recorda ainda a proximidade e o diálogo com outras igrejas , a formação e o aprofundamento de temas, vendo no Papa uma pessoa “acolhedora, compreensiva e paciente na certeza de que o tempo dará razão à caridade”.

O delegado da Comissão Episcopal do Laicado e Família para a Juventude gostaria de ver no próximo Papa uma especial atenção à juventude e à instituição familiar.

“A aposta numa linguagem mais próxima dos jovens e na família deveriam merecer um cuidado especial. Não se trata de manter a segurança na doutrina, mas a proximidade pastoral com o mundo da família”.

Esta manhã, durante um Consistório público para a promulgação de três novos santos da Igreja Católica, o Papa transmitiu aos membros do colégio cardinalício a sua intenção de abdicar do cargo a partir do dia 28 de fevereiro, abrindo assim caminho para a eleição de um novo Papa.

“Cheguei à conclusão de que as minhas forças, por causa da idade avançada, já não são adequadas para exercer de forma apropriada o ministério petrino”, disse Bento XVI aos seus colaboradores.

LS

Partilhar:
Scroll to Top