Vaticano: Bento XVI em situação clínica «estacionária», informa porta-voz

Papa emérito descansou e participou em celebração da Missa, no seu quarto

Foto: Vatican Media (imagem de arquivo)

Cidade do Vaticano, 30 dez 2022 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano informou hoje que o Papa emérito Bento XVI se encontra em situação clínica “estacionária”, após o agravamento do seu estado de saúde, nos últimos dias.

“Ontem [quinta-feira] à noite o Papa emérito pôde descansar bem. Ontem à tarde também participou na celebração da Santa Missa, no seu quarto. No momento atual, a sua condição é estacionária”, indica Matteo Bruni, em comunicado enviado aos jornalistas.

Na quinta-feira, o diretor da sala de imprensa da Santa Sé tinha adiantado que Bento XVI se encontrava “absolutamente lúcido e alerta”, acrescentando que, “embora o seu estado continue a ser grave”, a situação era “estável”.

Bispos e responsáveis católicos de todo o mundo lançaram apelos à oração pelo Papa emérito Bento XVI, de 95 anos, após o agravamento do seu estado de saúde, anunciado esta quarta-feira pelo Vaticano, depois de o Papa Francisco ter pedido orações pelo seu antecessor, indicando que este se encontrava “muito doente”.

No antigo mosteiro ‘Mater Ecclesiae’, onde Bento XVI vive desde 2013, após a sua renúncia, o Papa emérito é acompanhado pelo seu secretário particular, D. Georg Gaenswein, e um grupo de leigas da associação ‘Memores Domini’, além da equipa médica.

A Diocese de Roma promove hoje a celebração de uma Missa para rezar pelo Papa emérito, a partir das 17h30 (16h30 em Lisboa) na Basílica São João de Latrão, com transmissão online pelos canais do Vaticano.

Ainda hoje, o Vaticano confirmou que, tal como anteriormente anunciado, Francisco vai presidir este sábado, pelas 17h00 (menos uma em Lisboa), às I vésperas da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, com ‘Te Deum’, na Basílica de São Pedro, em ação de graças pelo ano que decorreu, visitando depois o presépio na Praça de São Pedro.

A 1 de janeiro de 2023, o Papa vai presidir à Missa, a partir das 10h00 locais, no 56.º Dia Mundial da Paz.

Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn (Alemanha), no dia 16 de abril de 1927, um Sábado Santo, tal como acontece em 2022, e passou a sua infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da Áustria.

Juntamente com o seu irmão Georg, foi ordenado padre a 29 de junho de 1951; dois anos depois, doutorou-se em teologia com a tese ‘Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho’.

No dia 19 de abril de 2005 foi eleito como o 265.º Papa, sucedendo a João Paulo II; a 11 de fevereiro de 2013, Dia Mundial do Doente e memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, anunciou a renúncia ao pontificado, com efeitos a partir do dia 28 do mesmo mês, uma decisão inédita em quase 600 anos de história na Igreja Católica.

OC

Vaticano: Bento XVI em situação «grave», mas «estável» – porta-voz (atualizada)

Partilhar:
Scroll to Top