Vaticano: Bento XVI destaca afetividade da oração e prepara Pentecostes

Papa falou de Deus Pai e do Espírito Santo e saudou delegação da Igreja Evangélica Luterana da Suécia

Cidade do Vaticano, 23 mai 2012 (Ecclesia) – Bento XVI prosseguiu esta manhã no Vaticano as suas catequeses sobre a oração, tendo-se centrado na afetividade, em Deus Pai e no Espírito Santo, relacionando-os com a proximidade do Pentecostes, que a Igreja Católica assinala no domingo.

“O Espírito Santo ensina-nos a tratar Deus, na oração, com os termos afetuosos de ‘Abbá, Pai!’, como fez Jesus”, disse o Papa, acrescentando que os fiéis também podem sentir essa “relação de profunda confiança, como a de uma criança com o seu pai”.

Depois de recordar que no Génesis, o primeiro livro da Bíblia, as origens da humanidade são atribuídas à iniciativa divina, o Papa realçou a relação de parentesco e proximidade entre criatura e criador: “Deus é nosso pai, para ele não somos seres anónimos, impessoais, mas temos um nome”.

[[v,d,3143,]]“Talvez o Homem de hoje não percecione a beleza, a grandeza e a consolação profunda contida na palavra ‘pai’, com a qual nos podemos dirigir a Deus na oração porque por várias razões a figura paterna não é suficientemente presente e positiva na vida quotidiana”, observou.

O texto da catequese começou por recordar uma das mais importantes orações cristãs, o “Pai nosso”, onde os fiéis dizem “seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”.

A oração cristã é “expressão de uma relação recíproca onde Deus age sempre em primeiro lugar”, realçou o Papa, que pediu aos católicos para cumprirem os desejos divinos: “Deixemos o Espírito agir em nós para tornar o nosso pensamento e a nossa ação sempre mais conformes às de Jesus”.

É através do Espírito Santo que a prece de cada cristão se torna oração de toda a Igreja e é também ele que une os diversos serviços e talentos existentes no cristianismo, sublinhou.

“Com a proximidade da solenidade de Pentecostes, procurai, a exemplo de Nossa Senhora, estar abertos à ação do Espírito Santo na vossa oração, de tal modo que o vosso pensar e agir se conformem sempre mais com os do seu Filho Jesus Cristo”, disse o Papa em português, dirigindo-se aos peregrinos lusófonos.

Entre os presentes na Praça de São Pedro incluía-se uma delegação da Igreja Evangélica Luterana da Suécia, que foi saudada por Bento XVI.

O Pentecostes, palavra de origem grega que significa 50.º dia, assinala a descida do Espírito Santo sobre a comunidade de seguidores de Jesus reunidos em oração em Jerusalém, segundo o livro bíblico dos Atos dos Apóstolos, sendo uma das principais solenidades do cristianismo.

A festa, que ocorre 50 dias após a Páscoa (ressurreição de Jesus) e encerra o Tempo Pascal, evoca o início da Igreja e o seu mandato de anunciar ao mundo a mensagem evangélica.

Os Atos dos Apóstolos narram que após a descida do Espírito Santo, em forma de línguas de fogo, os apóstolos passaram a falar idiomas que nunca tinham aprendido até então, correspondentes às origens dos peregrinos que se encontravam em Jerusalém.

Os cristãos creem que o Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade invocada nos sacramentos e em diversas orações, é a própria presença de Deus.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top