Vaticano: Bento XVI convida religiosos a participação especial no «ano da fé»

Papa assinalou Dia do Consagrado com celebração na Basílica de São Pedro

Cidade do Vaticano, 02 fev 2012 (Ecclesia) – Bento XVI convidou hoje os religiosos e religiosas da Igreja Católica a participarem de forma particular no ‘ano da fé’, que se inicia em outubro, assinalando o 50.º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965).

“Deixo votos de que vivam o ano da fé como um tempo favorável para a renovação interior, com um aprofundamento dos valores essenciais e das exigências da própria consagração”, disse durante a oração de vésperas, na Basílica de São Pedro, com representantes dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

O Papa adiantou que a Santa Sé vai disponibilizar propostas para que os religiosos vivam esta iniciativa como “um ano de renovação e fidelidade” e se “empenhem com entusiasmo na nova evangelização”.

Quanto ao Dia do Consagrado, Bento XVI convidou a “louvar e dar graças ao Senhor pelo dom deste estado de vida”, valorizando o testemunho dos que “escolheram seguir Cristo através da prática dos conselhos evangélicos” de castidade, pobreza e obediência.

“Os conselhos evangélicos, aceites como verdadeira regra de vida, reforçam a fé, a esperança e a caridade, que unem a Deus”, precisou.

Durante a celebração desta tarde, no Vaticano, foi apresentada uma oração em português: “Senhor, em cuja Apresentação foi anunciada a Maria vossa mãe uma espada de dor, fortalecei aqueles que sofrem pelo serviço do vosso reino”.

O Dia do Consagrado, instituído pelo Papa João Paulo II em 1997, é assinalado pela Igreja Católica a 2 de fevereiro, festa litúrgica da Apresentação do Senhor, em que a principal leitura bíblica recorda a ida da mãe de Jesus ao templo de Jerusalém para oferecer o seu filho a Deus, obedecendo aos preceitos judaicos.

Em diversas dioceses de Portugal, a data é assinalada com vigília de oração e missa, celebrações normalmente presididas pelo bispo.

Os membros das congregações religiosas fazem a profissão pública dos conselhos evangélicos, assumidos por votos ou outros vínculos, vivendo em comunidade.

OC

Partilhar:
Scroll to Top