Cidade do Vaticano, 27 mai 2012 (Ecclesia) – A próxima Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar em Roma no mês de outubro, vai ser marcada pela proclamação de dois novos doutores da Igreja Católica, São João d’Ávila e Santa Hildegarda de Bingen.
O anúncio foi hoje por Bento XVI, durante a recitação do Regina Caeli, oração que no tempo pascal substitui o Angelus.
O Papa destacou a “marca intensa de fé” que os dois santos deixaram, “em períodos e ambientes culturais bem diferentes”.
Hildegarda, nascida em Bermershein, na atual Alemanha, em 1098, “assumiu o carisma beneditino no meio da cultura medieval, foi uma autêntica professora da teologia e estudou aprofundadamente a ciência natural e a música”, sublinhou.
Quanto a São João d’Ávila, padre católico espanhol, nascido em 1500, “participou e trabalhou na renovação cultural e religiosa da Igreja e na configuração da sociedade na transição para a modernidade”.
À luz do tema da “Nova Evangelização”, que marcará o Sínodo dos Bispos a partir de 7 de outubro, e no âmbito do “Ano da Fé”, que será lançado no mesmo mês, o exemplo destes dois santos e doutores “é da maior importância e relevância”, sustentou Bento XVI.
JCP