Vaticano: Bênção de animais na Praça de São Pedro assinala festa de Santo Antão

Iniciativa da Associação Agropecuária Italiana vai dar novo colorido ao espaço

Cidade do Vaticano, 17 jan 2012 (Ecclesia) – O Vaticano celebra hoje a festa se Santo Antão, padroeiro dos criadores de gado e protetor dos animais, numa cerimónia presidida pelo cardeal Angelo Comastri, vigário do Papa para a Cidade-Estado.

A celebração está marcada para a Praça de São Pedro, junto da qual vai ser montada uma “quinta”, com vacas, cabras, ovelhas, coelhos e galinhas, entre outros animais, adianta o Serviço de Informação do Vaticano.

A iniciativa da Associação Agropecuária Italiana (AIA) visa assinalar, segundo o seu presidente, Nino Andena, “o papel ativo dos agricultores e criadores de gado dentro da sociedade”, num dia particularmente festejado no mundo rural.

A Basílica do Vaticano vai acolher uma missa, às 10h30 (menos uma em Lisboa), presidida pelo cardeal Comastri, à qual se segue um desfile a cavalo pela Via della Conciliazione, a avenida que se abre diante da Praça de São Pedro, pelo meio-dia.

O vigário do Papa para a Cidade do Vaticano vai abençoar os presentes, esperando-se a presença de numerosos cidadãos romanos com os seus animais de estimação, em particular cães e gatos que vão poder beneficiar de um exame gratuito dos veterinários da AIA.

Celebrações semelhantes e romarias a igrejas e ermidas dedicadas a este santo repetem-se também em vários locais de Portugal.

Santo Antão nasceu no Egito cerca do ano 250 e ficou conhecido por se ter retirado para o deserto, onde teve numerosos discípulos, antes de morrer em 356.

OC

Partilhar:
Scroll to Top