Vaticano: Jovens Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis vão ser primeiros santos canonizados por Leão XIV

Celebração decorre este domingo, no Vaticano

Cidade do Vaticano, 05 set 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV vai presidir este domingo à primeira canonização do seu pontificado, proclamando como santos o jovem Pier Giorgio Frassati e o adolescente Carlo Acutis, na Praça de São Pedro.

O cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, destaca ao portal do Vaticano a importância de canonizar Pier Giorgio Frassati (1901-1925) e Carlo Acutis (1991-2006), apresentados como modelos de santidade para as novas gerações.

“Há santos que, como salientava a mística Madeleine Delbrêl, crescem em viveiros porque estão num instituto religioso, são consagrados. Há outros, como Acutis e Frassati, que estiveram no mundo, os santos da rua”, precisa.

O beato Pier Giorgio Frassati, que nasceu em Turim (Itália), a 6 de abril de 1901, ia ser canonizado no Jubileu dos Jovens do Ano Santo 2025, que vai decorrer de 28 de julho a 3 de agosto de 2025.

Pier Giorgio Frassati, fiel leigo da Ordem Terceira de São Domingos, aos 17 anos ingressou na Conferência de São Vicente de Paulo, dedicando a maior parte do seu tempo livre aos doentes e necessitados, faleceu a 4 de julho de 1925, com 24 anos, com poliomielite.

A canonização de Carlo Acutis estava prevista para o dia 27 de abril, o segundo Domingo de Páscoa ou da Divina Misericórdia, por ocasião do Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiada na sequência do falecimento do Papa Francisco, no dia 21 de abril.

Carlo Acutis nasceu em Londres, onde os seus pais estavam a trabalhar, e faleceu na cidade de Monza (Itália), aos 15 anos de idade, vítima de leucemia, tendo sido apresentado desde logo como modelo de santidade e um “génio” da informática”; a sua beatificação foi celebrada em outubro de 2020, em Assis, sendo considerado pelo Papa como um modelo de “santidade da porta ao lado”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top