Vaticano: Balões coloridos pela paz no Vaticano

Francisco e crianças da Ação Católica lembraram meninos e meninas que fogem da guerra

Cidade do Vaticano, 31 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa acolheu hoje no Vaticano as crianças da Ação Católica de Roma, que este ano lembrou os meninos e meninas que fogem da guerra, iniciativa que culminou com o lançamento de balões coloridos na Praça de São Pedro, como “símbolo de paz”.

Após a recitação dominical do ângelus, Francisco, que estava acompanhado por duas crianças na janela do apartamento pontifícia, saudou os promotores da “caravana pela paz”, uma iniciativa anual promovida na Diocese de Roma.

“Este ano, o vosso testemunho de paz, animada pela fé em Jesus, será ainda mais alegre e consciente porque está enriquecida pelo gesto, que acabais de cumprir, de atravessar a Porta Santa. Encorajo-vos a ser instrumentos de paz e de misericórdia junto dos que têm a vossa idade”, disse.

Os presentes ouviram depois uma mensagem das crianças da Ação Católica, em que se recordavam os meninos e meninas sem casa, que sofrem com a guerra ou que atravessam o mar em busca de refúgio.

A este propósito, as crianças e jovens da Ação Católica Italiana promoveram uma recolha de fundos em favor da diocese italiana de Agrigento, em cujo território se situa a ilha de Lampedusa.

Antes deste gesto pela paz, o Papa apresentou a tradicional catequese, em que apelou à conversão “de um Deus dos milagres ao milagre de Deus que é Jesus Cristo”.

Francisco explicou que o “ministério profético” de Jesus consistia em “anunciar que nenhuma condição humana pode constituir um motivo de exclusão do coração do Pai”.

“O único privilégio aos olhos de Deus é não ter privilégios”, prosseguiu.

A intervenção sublinhou que “Deus vem ao encontro dos homens e mulheres de todos os tempos” e dá o primeiro passo para os visitar com a sua “misericórdia”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top