Vaticano: Autoridade de Informação Financeira assinou memorando de entendimento com congénere alemã

Cidade do Vaticano, 04 dez 2013 (Ecclesia) – A Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano assinou hoje um memorando de entendimento com a sua congénere alemã, Zentralstelle für Verdachtsmeldungen Bundeskriminalamt (BKA).

“O memorando de entendimento é uma prática habitual e formaliza a cooperação e o intercâmbio de informação financeira entre as autoridades competentes dos países interessados, com o objetivo de combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo”, refere um comunicado divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.

O documento foi redigido com base no modelo preparado pelo Grupo Egmont, a organização mundial da Unidade de Informação Financeira.

Segundo o diretor da AIF, René Bruelhart, este memorando “faz que a Santa Sé e o Estado da Cidade do Vaticano participem ainda mais nos esforços de combate, coordenados a nível mundial, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo”.

Ao longo dos últimos meses, a AIF assinou ainda memorandos com os Estados Unidos da América, Bélgica, Itália, Espanha, Eslovénia e Holanda.

OC

Partilhar:
Scroll to Top