Cidade do Vaticano, 19 dez 2015 (Ecclesia) – O Presépio presente na Praça de São Pedro, na cidade do Vaticano, vai ser doado à Igreja da Natividade de Belém e a árvore de Natal, oferecida pela região alemã da Baviera, já tem as luzes acesas.
O presépio é uma oferta da arquidiocese e da Província Autónoma de Trento, na Itália, em parceria com a Associação Amigos do Presépio de Tesero.
O Cardeal Giuseppe Bertello, que preside ao governo do Estado do Vaticano, anunciou esta sexta-feira que “o Papa dispôs que depois do Natal, a obra seja doada à Igreja da Natividade de Belém”.
A representação do nascimento de Jesus reproduz as típicas construções rurais da região italiana e é composta por 24 figuras de tamanho natural, em madeira esculpida e pintada.
A Natividade inclui as figuras de Maria, José e o Menino Jesus no centro do cenário, além dos três magos que chegam para a adoração.
O Cardeal mencionou ainda a cena da Misericórdia retratada no presépio, em “que um homem ajuda um idoso”, e lembrou que o Papa Francisco vê neste gesto o espírito de Natal.
A árvore de Natal foi este ano oferecida pela região alemã da Baviera; é um abeto vermelho de 32 metros, reduzido para 25 a fim de poder ser transportado até ao Vaticano.
Antes de ser acesa a árvore, o Cardeal Giuseppe Bertello, recordou que a iniciativa da árvore e do presépio na Praça São Pedro nasceu há 33 anos de uma ideia de S. João Paulo II.
O presépio e a árvore de Natal que decoram anualmente a Praça de São Pedro chegaram este ano mais cedo em 2015, por causa do Jubileu da Misericórdia, e contam com decorações feitas por crianças em tratamento oncológico.
Na árvore de Natal estão trabalhos em barro criados por crianças tratadas em unidades oncológicas de vários hospitais italianos.
RV/OC/SN