Vaticano apresenta congresso internacional sobre deficientes auditivos

Igreja quer valorizar contributo dos surdos nas suas comunidades e na sociedade

O presidente do Conselho Pontifício da Pastoral da Saúde (CPPS), D. Zygmunt Zimowski, apresenta nesta Terça-feira, dia 17, o programa da 24.ª Conferência Internacional promovido pelo CPPS, que se realizará no Vaticano de 19 a 21 de Novembro, este ano dedicada ao tema “Effatá! O deficiente auditivo na vida da Igreja”.

Na conferência de imprensa tomarão parte, ainda, D. José L. Redrado, secretário do CPPS; o Pe. Jean-Marie Mpendawatu, subsecretário do mesmo Conselho Pontifício; Pe. Savino Castiglione, da “Pequena Missão para os surdos-mudos”; o médico Marco Radici, otorrinolaringologista no Hospital São João de Deus em Roma.

Aquando da apresentação do programa desta iniciativa ao Papa, D. Zimowski, disse ao jornal “L’Osservatore Romano” que “a finalidade da escolha deste tema é oferecer à Igreja uma oportunidade para valorizar a contribuição dos deficientes auditivos nos diversos campos de apostolado, dando, assim, pleno reconhecimento à relevância da sua actuação”.

Para a preparação do programa, foram determinantes as contribuições da “International catholic foundation for the service of deaf persons” e da congregação religiosa “Pequena Missão para os surdos-mudos”.

“As conferências propõem-se enfrentar, sob os aspectos sociológico, psicológico, médico, familiar e, sobretudo, pastoral, a condição das pessoas surdas. Além desses temas, terão lugar algumas mesas-redondas com experiências concretas de grupos familiares e de deficientes auditivos”, disse o presidente do Conselho Pontifício da Pastoral da Saúde.

O objectivo é sensibilizar toda a comunidade e dar impulso para “acções concretas e eficazes, a nível social e eclesial, para aliviar as dificuldades dos surdos”.

Partilhar:
Scroll to Top