No encontro anual dos moderadores de associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades
Fátima, 11 jun 2024 (Ecclesia) – O Apostolado Mundial de Fátima participa hoje, dia 13 de junho, no Encontro anual com os Moderadores das associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades, promovido pela Santa Sé, na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano.
Em nota enviada à Agência ECCLESIA, o Apostolado Mundial de Fátima, associação internacional de fiéis, dá conta que vai estar representado pelo diretor do secretariado, Nuno Prazeres, e da secretária, Edith Koch.
No encontro, os 200 participantes vão ser convidados a refletir sobre todas as dimensões sinodais que apresentam novos desafios ao crescimento das associações e movimentos, como forma de melhorar a sua missão evangelizadora.
Promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (DLFV), esta iniciativa tem como tema ‘O desafio da sinodalidade para a missão’, com o objetivo de “destacar alguns exemplos de estruturas e práticas sinodais já experimentadas em associações e movimentos que podem servir de exemplo e estímulo para toda a Igreja”.
“Entre eles, constam a partilha da vida de fé em pequenos grupos ou pequenas comunidades, o discernimento comunitário, a corresponsabilidade de leigos e ministros ordenados no exercício de funções de governo, o envolvimento de casais casados e jovens na evangelização, na ação caritativa e social, etc”, assinala o DLFV.
Segundo o programa, o dia inicia-se com a celebração eucarística na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Kevin Farrel, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, seguida de uma audiência dos participantes com o Papa Francisco.
Durante o período da manhã, realizam-se ainda duas conferências sobre a ‘A missão como objetivo da sinodalidade’ e ‘Sinodalidade e a experiência dos movimentos’.
Depois do almoço, o programa continua com momentos de partilha e espaços para perguntas e intervenções livres dos participantes.
Antes do final do encontro, o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida faz as observações finais.
O DLFV informa que, tal como nos anos anteriores, estão convidados para o encontro todas e apenas as 117 associações internacionais de fiéis, privadas e públicas, e outras entidades com personalidade jurídica, sobre as quais este órgão tem competência direta, e cuja vida e desenvolvimento acompanha.
O Apostolado Mundial de Fátima é uma associação internacional pública de fiéis com a missão específica de viver e difundir a mensagem de Fátima no mundo.
LJ/OC