Vaticano: Anuário Pontifício passa a ter versão digital com atualização «constante»

Plataforma foi apresentada a Leão XIV

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 09 dez 2025 (Ecclesia) – A Santa Sé lançou a plataforma digital do Anuário Pontifício, disponível via web e aplicação desde a solenidade da Imaculada Conceição, permitindo o acesso imediato e a atualização “constante” dos dados da Igreja.

O Papa Leão XIV efetuou o primeiro acesso ao portal, considerando-o de “grande utilidade para todos aqueles que trabalham ao serviço da Igreja”.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado e pelo Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, marca uma viragem histórica em relação ao tradicional volume impresso, herdeiro do “Liber Pontificalis”.

A nova ferramenta disponibiliza dados sobre os dicastérios da Cúria Romana, dioceses, institutos religiosos e nunciaturas, superando a necessidade de aguardar pela edição anual em papel para consultar nomeações ou mudanças de cargos.

O Papa foi acompanhado na apresentação pelo substituto da Secretaria de Estado, D. Edgar Peña Parra, e pelo secretário do Dicastério para a Comunicação, monsenhor Lucio Adrián Ruiz.

Leão XIV encorajou os responsáveis a continuar com este “espírito de serviço”, desejando que a iniciativa se torne, com o tempo, “uma ajuda ainda maior”.

O arcebispo Edgar Peña Parra sublinhou que, numa era de comunicação global, oferecer acesso a dados certificados significa “colocar a tecnologia ao serviço da missão eclesial”.

“É um sinal de atenção, transparência e responsabilidade para com a comunidade católica e para com todos aqueles que procuram compreender a realidade da Igreja no mundo”, afirmou o substituto da Secretaria de Estado, em declarações divulgadas pelo portal ‘Vatican News’.

A plataforma oferece um serviço que “ultrapassa as limitações logísticas da versão impressa e torna o património informativo da Santa Sé consultável em qualquer lugar e a qualquer momento”.

A ferramenta destina-se a facilitar o trabalho de bispos e padres em regiões remotas, bem como de nunciaturas, conferências episcopais, universidades e jornalistas, permitindo “pesquisas avançadas” por nome, diocese, cargo ou país.

O Anuário Pontifício digital está acessível no endereço annuariopontificio.catholic e através de aplicações para iOS e Android.

OC

Partilhar:
Scroll to Top