Cidade do Vaticano, 27 jun 2014 (Ecclesia) – A Santa Sé revelou hoje que o antigo núncio apostólico na República Dominicana, Józef Wesolowski, foi condenado à demissão do estado clerical pela Congregação para a Doutrina da Fé.
O representante diplomático tinha sido chamado a Roma e suspenso das suas funções, em 2013, por causa de uma investigação relacionada com abusos sexuais sobre menores.
O acusado tem agora dois meses para recorrer da pena, a mais grave prevista para estes casos, decidida no final da primeira instância do processo canónico.
Após a decisão sobre o eventual apelo e a emissão da sentença definitiva terá lugar o “processo penal” nos órgãos judiciais do Vaticano, acrescenta o comunicado oficial.
A nota comenta, por outro lado, as notícias publicadas por alguns meios de comunicação a respeito da presença do ex-núncio nas ruas de Roma.
“Até agora, mons. Wesolowski gozou de uma relativa liberdade de movimento, à espera que a Congregação para a Doutrina da Fé procedesse à verificação do fundamento das acusações feitas contra ele. Tendo em conta a sentença agora pronunciada pelo referido dicastério, serão adotados todos os procedimentos adequados à gravidade do caso, em relação ao ex-núncio”, precisa o comunicado.
OC