Vaticano: Antigo bispo belga suspenso provisoriamente de exercício público do ministério

Cidade do Vaticano, 13 abr 2011 (Ecclesia) – A Santa Sé revelou que o antigo bispo de Bruges (Bélgica), Roger Vangheluwe, está suspenso provisoriamente do “exercício público” do seu ministério enquanto se submete a um “período de tratamento espiritual e psicológico”.

Vangheluwe renunciou ao cargo a 23 de abril de 2010, confessando ter abusado durante vários anos de um “jovem”, que mais tarde viria a ser identificado como seu sobrinho.

Em nota publicada esta terça-feira pela sala de imprensa da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, refere que o caso está a ser acompanhado pela Congregação para a Doutrina da Fé, a qual determinou que Roger Vangheluwe deixasse a Bélgica.

“O tratamento psicológico foi disposto pela Congregação para obter mais elementos”, disse o padre Lombardi, tendo em vista “continuar e concluir o procedimento em vista da decisão definitiva”.

Esta decisão poderia passar pela demissão do Estado clerical, prevista pelo Código de Direito Canónico, mas o comunicado do diretor da sala de imprensa da Santa Sé deixa claro que “o procedimento ainda está em curso” e que a decisão da Congregação para a Doutrina da Fé “terá em conta diversos aspetos da questão, a começar pelo sofrimento da vítima e as exigências da justiça”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top