Lisboa, 24 mai 2011 (Ecclesia) – O Vaticano abriu esta segunda-feira, em Roma, um novo espaço internacional dedicado à pesquisa e ao estudo sobre a Doutrina Social da Igreja.
De acordo com o reitor da Universidade Pontifícia Lateranense, local onde vai funcionar esta valência, o objetivo passa pela “formação de jovens capazes de assumir responsabilidades no âmbito social, e de animar a dura realidade dentro dos conceitos cristãos, segundo o Concílio Vaticano II”.
Em declarações publicadas pela Rádio Vaticano, D. Enrico Dal Covolo traçou ainda “duas vias” pelas quais os cristãos se deverão guiar para terem um papel mais presente na sociedade.
“Uma passa pela importância de preparar jovens capazes de lidar com os desafios da vida política, outra diz respeito à sua inserção no mundo dos meios de comunicação, aspetos que, juntamente com o empreendedorismo, estão muito presentes nesta área internacional de pesquisas” realçou o prelado.
O novo espaço recebeu o nome de “Caritas in Veritate”, em honra da encíclica do Papa Bento XVI que aborda precisamente a Doutrina Social da Igreja.
RV/JCP