Francisco recebeu os participantes da revista ‘La Civiltà Cattolica’ e da Universidade de Georgetown
Cidade do Vaticano 27 mai 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje os participantes da conferência promovida pela revista italiana ‘La Civiltà Cattolica’ e pela Universidade de Georgetown, dos Estados Unidos, e pediu a escritores e cineastas a ajudarem a “ler o mistério da vida humana”.
“A Igreja precisa do vosso génio”, disse o Papa a poetas, escritores, argumentistas e realizadores, que participam no congresso que decorre em Roma sobre o tema a “Imaginação poética e a inspiração católica”, que conta entre os seus participantes o realizador Martin Scorsese.
“A arte é um antídoto contra a mentalidade do cálculo e da uniformidade; é um desafio à nossa imaginação, ao nosso modo de ver e compreender as coisas”, afirmou o Papa.
Francisco referiu que o Evangelho é também “um desafio artístico” e com um “carga ‘revolucionária’” que os artistas são chamados a exprimir graças à criatividade que mostram com “uma palavra que protesta, chama, grita”.
“Hoje a Igreja tem necessidade do vosso génio, porque tem necessidade de protestar, chama e gritar”, insistiu o Papa.
Francisco disse aos escritores, argumentistas e realizadores que “representam a voz das preocupações humanas” e apresentam, com as obras que criam, “as realidades belas e trágicas da vida, de ontem e de hoje, como as guerras, conflitos sociais”.
“É este o vosso trabalho de poetas, narradores, realizadores, artistas: dar vida, dar corpo, dar palavras a tudo o que o ser humano vive, sente, sonha, sofre, criando harmonia e beleza. É um trabalho evangélico, que ajuda a compreender melhor também Deus, como grande poeta da humanidade”, afirmou o Papa.
PR