Bento XVI visita diocese do Santo Sepulcro, que celebra mil anos da fundação
Cidade do Vaticano,12 mai 2012 (Ecclesia) – Bento XVI vai visitar este domingo a Diocese de Arezzo–Cortona–Sansepolcro, na Toscânia, centro de Itália, na sua 27ª viagem dentro deste país.
O Papa vai presidir a uma missa na praça em frente da Catedral de Arezzo (cerca de 220 quilómetros a norte de Roma), às 10h00 locais (menos uma em Lisboa), recitando depois a oração do Regina Caeli, antes de um almoço com os bispos católicos da região.
A segunda parte da visita vai decorrer no Santuário franciscano de La Verna, onde o Papa profere um discurso, e na Catedral da Diocese do Santo Sepulcro, que celebra os mil anos de fundação.
Bento XVI vai falar à população na Praça Torre di Berta, pelas 19h30 locais, antes de regressar ao Vaticano.
O último Papa a visitar San Sepulcro tinha sido Júlio II, em 1512, no quinto centenário da diocese que em 1986 foi unida às de Arezzo e Cortona.
A 23 de maio de 1993, João Paulo II deslocou-se em visita a Cortona e Arezzo, e a 17 de setembro desse mesmo ano esteve no Santuário de La Verna.
O arcebispo de Arezzo–Cortona–Sansepolcro, D. Riccardo Fontana, considera que a próxima visita papal vai “sublinhar” a ligação aos cristãos de Jerusalém e o compromisso diocesano “na busca da justiça e da paz”.
OC