Vaticano: 1700 autocarros e 58 voos charter da Polónia para a canonização de João Paulo II

Diocese de Roma e Câmara Municipal apresentaram plano de segurança e mobilidade

Roma, 26 abr 2014 (Ecclesia) – A cidade de Roma espera 1700 autocarros e 58 voos charter com cidadãos da Polónia para a canonização de João Paulo II, marcada para este domingo, anunciaram os responsáveis do município local e da Igreja Católica.

A estes peregrinos somam-se os que vão chegar em cinco comboios e num navio, vindo de Barcelona, mas as autoridades assumem que ainda não têm um “número definido” dos que vão participar na cerimónia, com acesso livre à Praça de São Pedro, na qual vai também ser canonizado o Papa italiano João XXIII.

“Estamos prontos para um milhão de pessoas”, disse aos jornalistas monsenhor Liberio Andreatta, vice-presidente da Obra Romana de Peregrinações (ORP).

A instituição, ligada à Santa Sé, preparou 19 ecrãs gigantes para a transmissão da Missa presidida pelo Papa Francisco, incluindo um espaço para os peregrinos de língua inglesa, na Piazza Navona, e outro para francófonos, na Piazza Farnese, da capital italiana.

Até segunda-feira, os vários ecrãs vão transmitir imagens e notícias sobre os dois futuros santos, em seis línguas, bem como informações de utilidade pública.

Para monsenhor Liberio Andreatta, este é um evento inédito na história da Igreja, com “dois Papas santos e dois Papas vivos que os conheceram”.

“Imagino a emoção do Papa Francisco e do Papa Bento [XVI] naquele adro da Basílica onde Bento viveu eventos como Papa e hoje pode, juntamente com o Papa Francisco, viver este grande acontecimento”, acrescentou.

O Vaticano ainda não confirmou a presença de Bento XVI na cerimónia de domingo, mas adiantou que o Papa emérito foi convidado para a mesma.

O portal de notícias do Vaticano fala num “imponente plano de segurança e transportes”, que inclui a abertura do Metropolitano de Roma, sem interrupções, entre os dias 26 e 28, 4326 paragens de autocarros, 14 postos médicos e 2630 voluntários da Proteção Civil.

A zona em volta da Praça de São Pedro vai estar encerrada entre as 19h00 (menos uma em Lisboa) de sábado e cerca das 05h00 de domingo.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR