Valores na educação

António Estanqueiro, Professor e Formador

Agência Ecclesia/MC

Vivemos num tempo marcado por rápidas mudanças sociais e tecnológicas, com impacto profundo em todos os domínios da nossa existência. Caminhamos para o futuro entre a incerteza e a esperança. Neste contexto, educar as novas gerações é um desafio cada vez mais exigente para a família e para a escola.

A missão da escola, em cooperação com a família, é a formação integral das crianças e dos jovens. Isso implica desenvolver competências (cognitivas, emocionais e sociais) e educar em valores. Não há educação sem valores.

 

Formação integral

A escola, em especial no ensino básico e secundário, deve preocupar-se com a aprendizagem dos conteúdos programáticos e refletir sobre os resultados obtidos pelos alunos nas avaliações internas e externas. Mas não basta dar atenção ao conhecimento e ao sucesso mensurável. É necessário valorizar todas as dimensões humanas, educar a mente e o coração dos alunos, ajudando cada um a construir o seu projeto de vida.

O conhecimento é determinante para o futuro dos jovens se os tornar pessoas capazes de servir a sociedade e de contribuir para um mundo mais humano. Pessoas boas e felizes.

Sem valores, o conhecimento adquirido na escola pode ser inútil ou perigoso. De facto, muitas pessoas instruídas, mas não moralmente educadas, usam o saber para dominar, enganar ou maltratar os outros, sem qualquer consideração pelos mais frágeis. A maldade acontece todos os dias, diante dos nossos olhos. Aconteceu demasiadas vezes ao longo da História, com maior ou menor grau de violência. Não podemos esquecer a crueldade do Holocausto e de tantos outros crimes contra a humanidade!

Promover a formação integral dos jovens significa ensiná-los a pensar e a conviver. Eles precisam de aprender a ser cidadãos conscientes, livres e responsáveis, comprometidos com a justiça e a paz. Os valores éticos são a alma da educação.

 

O essencial da ética

A ética, na prática, é o conjunto de princípios e valores que orientam o comportamento humano em sociedade. Agir com ética significa defender o bem comum e garantir a convivência pacífica entre as pessoas. Dentro e fora da escola.

O fundamento da ética está na dignidade humana, reconhecida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”. Direitos e deveres são duas faces da mesma moeda.

Não há valores universalmente aceites como absolutos e definitivos. Muitas questões éticas, pela sua complexidade, tendem a gerar controvérsia entre os filósofos. Mas alguns valores éticos compartilhados por diversas tradições culturais e religiosas (por exemplo, o respeito, a honestidade, a justiça e a solidariedade) podem guiar o comportamento de crentes e não crentes.

A Regra de Ouro resume o essencial da ética. De acordo com esta regra milenar, que pressupõe capacidade de empatia, devemos tratar os outros humanamente como queremos ser tratados, em circunstâncias semelhantes.

 

Exemplo dos educadores

A educação em valores começa na família. O papel da escola é reforçar essa educação. Pais e professores, em clima de diálogo e respeito mútuo, partilham responsabilidades na formação da consciência moral dos jovens.

Na cultura atual, dominada pelo individualismo e pelo relativismo moral, onde se confundem valores com interesses ou preferências, os educadores têm a obrigação de remar contra a corrente e refletir com os jovens sobre os critérios para distinguir o bem do mal. Nem tudo vale o mesmo!

A reflexão é necessária, mas não suficiente. Para que os jovens ganhem o hábito de fazer o que é correto na vida pessoal e social, os educadores devem motivá-los para a prática de valores. Mais importante, devem ser bons modelos de comportamento.

Na família e na escola, a autoridade moral de um educador revela-se na coerência entre o que ensina e o que pratica, entre o que diz e o que faz. As ações falam mais alto do que as palavras.

Pais e professores educam essencialmente pelo que são como pessoas e pelo modo como vivem os valores que desejam transmitir aos jovens. O bom exemplo é a melhor forma de educar.

 António Estanqueiro
Professor e Formador

 

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