Para assinalar o quinto centenário do nascimento do padre jesuíta Simão Rodrigues, a Editorial Apostolado da Oração acaba de publicar o volume “Memórias fundacionais e outros escritos” em que recolhe alguns dos seus documentos mais significativos.
O padre Simão Rodrigues de Azevedo nasceu em Vouzela, por volta de 1510. Tendo recebido a sua primeira formação na corte de D. João III, foi acabá-la na Universidade de Paris, como bolseiro do rei.
Aí, foi um dos primeiros companheiros de Santo Inácio de Loiola, na fundação da Companhia de Jesus, vindo a ser posteriormente o iniciador da mesma Ordem em Portugal. Morreu em Lisboa, a 15 de Julho de 1579, ficando sepultado na Igreja de S. Roque, a mais antiga igreja dos jesuítas portugueses.
A obra, com tradução e organização de Francisco de Sales Baptista S.J., publica, pela primeira vez em Portugal, as memórias do Padre Simão Rodrigues relativas à fundação da Companhia de Jesus.
Juntamente com este testemunho, muito valorizado pelos historiadores, são publicadas as regulamentações iniciais da Companhia de Jesus em Portugal bem como documentos que reflectem a acção do padre Simão Rodrigues como mestre espiritual do príncipe herdeiro D. João, filho de D. João III.