Universidades católicas e pós-modernismo

Foi inaugurada ontem em Roma a Assembleia Geral da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC). O tema deste ano é “A Universidade Católica nas sociedades pós-modernas: a Ex Corde Ecclesiae diante dos desafios do século XXI”.

Vinte anos depois da Constituição Apostólica de João Paulo II sobre as universidades católicas, este encontro oferece a oportunidade para reflectir sobre os principais desafios emergentes, sobre a missão das universidades nas sociedades multiculturais de hoje e seu papel como agentes de intercâmbio em torno de temas de carácter intercultural e inter-religioso.

A Assembleia foi inaugurada com uma celebração litúrgica na Basílica dos Santos Apóstolos, presidida pelo prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski.

As sessões de trabalho debaterão três temáticas: a universidade católica em diálogo com as culturas e religiões; a universidade católica e as tradições intelectuais cristãs; e a responsabilidade social e política da universidade católica.

A FIUC é a mais antiga e maior associação de universidades católicas que reúne o mundo todo. Este ano, celebram-se seus 85 anos de fundação, e os 60 anos de reconhecimento formal por parte da Santa Sé.

Partilhar:
Scroll to Top