Universidade: Relação entre Ciência e Religião tem de ser mais do que «dois monólogos que se cruzam»

Tema esteve em debate num encontro de professores e investigadores cristãos em Fátima

Fátima, Santarém, 27 out 2014 (Ecclesia) – Docentes e investigadores cristãos de todo o país encontraram-se este sábado em Fátima para partilharem problemas e experiências, numa iniciativa promovida pelo Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre Nuno Santos, da Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma, um dos oradores do evento, sublinhou a dificuldade que muitas vezes existe, no “espaço universitário, civil, e no mundo da investigação, de levantar questões que tenham marca cristã”.

“O espaço da razão não exclui uma fé e a fé também deve ser aprofundada”, apontou o docente, considerando que “um desafio interessante” que se levanta à Igreja Católica atual é saber enquadrar “a dimensão da Teologia no contexto da universidade”.

“Já não digo só ao nível da licenciatura, mas ao nível da investigação, do doutoramento, de fases concretas da investigação, onde muitas vezes este pensamento teológico não é capaz de estar a dialogar com espaços avançados de investigação”, complementou o sacerdote.

Na Europa, países como a Alemanha, Áustria, Croácia e França são atualmente exemplos de realidades onde a Teologia “ocupa naturalmente o espaço civil da universidade”.

Quanto a soluções para colocar Religião e Ciência em debate, em relação, o padre Nuno Santos realçou que em primeiro lugar é preciso garantir que haja verdadeiramente “diálogo” e não apenas “dois monólogos que se cruzam”.

“Depois é preciso um diálogo profundo, que não seja banal nem superficial” ou “quase de catequese”, pois “são contextos diferentes”.

Por fim, é preciso perceber que “pensamentos diferentes não significam divisão entre as pessoas”, até porque “a verdade não se diz de uma só maneira, nenhuma ciência se pode assumir como única”.

“Hoje a Teologia não se pode pensar sem investigação, os desenvolvimentos científicos não permitem que ela se pense fora deste mundo. E a própria investigação que despreze uma área do saber, nomeadamente a Teologia, perderá capacidade também de profundidade”, alertou o padre Nuno Santos.

O encontro de docentes e investigadores cristãos em Fátima teve como tema “Cristãos no Mundo Académico: Humanismo, Laicismo e Religião.

De acordo com Jorge Bernardino, do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior, este evento é “dos poucos espaços onde os professores cristãos podem partilhar as suas experiências e discutir os problemas que existem atualmente no ensino superior”.

PR/JCP

Partilhar:
Scroll to Top