Universidade Católica ao serviço de todos

D. Jorge Ortiga celebra dia nacional da instituição e apresenta Bíblia como «manual da verdade»

Braga, 05 fev 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga assinalou hoje o dia nacional da Universidade Católica Portuguesa (UCP) afirmando que a instituição visa a “transformação do mundo” através da formação cultural e académica das pessoas.

“É nesse sentido que a Igreja Católica tem criado Universidades, como modo da sua atuação pastoral no meio da construção do saber e da formação das gerações futuras”, disse D. Jorge Ortiga, na homilia da missa a que presidiu na Sé de Braga.

O prelado frisou que a UCP “não é apenas para católicos”, mas tem por missão promover “uma formação e uma investigação honesta e exigente, como serviço à humanidade, tendo sempre por base os princípios da visão cristã sobre o ser humano”.

“É necessário preparar bons profissionais, que conheçam a leitura cristã da realidade, nas áreas da Filosofia, da Teologia, das Humanidades, do Serviço Social, da Psicologia, da Comunicação, das Artes, das novas Tecnologias, do Turismo… Em suma, é esta a missão da Universidade Católica: formar para a Verdade”, observou.

Segundo D. Jorge Ortiga, “quanto mais afastada da Verdade, mais a Universidade Católica estará afastada da missão para a qual foi fundada”.

Neste contexto, o arcebispo de Braga afirmou que a “Bíblia é o manual da Verdade”, que deve ser utilizado “nas mais diversas áreas do saber”.

“Caras comunidades: acreditai na Universidade e permiti que ela continue a ser esse espaço onde a Verdade é traduzida em cultura”, pediu ainda.

O lema escolhido para a celebração é ‘UCP: Um Projeto da Igreja com 45 anos’.

Neste dia, o ofertório das missas celebradas em todas as igrejas do país reverte a favor da Universidade, destinando-se à atribuição de bolsas aos alunos mais carenciados da Faculdade de Teologia.

OC

Partilhar:
Scroll to Top