Um tempo aberto à criatividade missionária

Bispo do Porto fala de uma Igreja que vai andar «na praça pública» durante o mês de Outubro

No contexto da Missão 2010, lançada este ano na diocese do Porto, D. Manuel Clemente olha com particular atenção para Outubro, mês missionário por excelência.

O prelado portuense mostra-se satisfeito por uma actividade “que vai empolgando, cada vez mais, as comunidades cristãs para uma dimensão fundamental da Igreja, que é a projecção do Evangelho de Cristo no mundo”.

Que Outubro “seja um mês aberto à criatividade”, sobretudo àquela “que vem do Espírito de Jesus Cristo, verdadeiro missionário”, são os votos deixados por D. Manuel Clemente, para que “a vida de Cristo seja a alegria e a esperança do mundo inteiro”.

De entre as várias actividades que estão previstas para este tempo, o bispo começa por destacar a iniciativa “Cristo na cidade”, em que as crianças e os jovens da diocese, “com imensa criatividade, têm representado a Cruz do Senhor como salvação do mundo, pelas diversas cidades, vilas e aldeias”.

A “tenda do encontro”, uma actividade vicarial ou paroquial, será outro espaço para as pessoas se encontrarem com a Igreja, percorrendo toda a diocese, a começar pela cidade do Porto.

“É uma Igreja que está em missão na praça pública, onde deve estar e onde deve chegar”, explica D. Manuel Clemente.

A actividade missionária, acrescenta ainda, “tem novos contornos, sendo cada vez mais inter-eclesial”. Quer se esteja a falar de Igrejas de antiga ou de nova fundação, quer se chegue mesmo às fronteiras, onde a palavra de Jesus entra pela primeira vez, as palavras de ordem devem ser “renovação” e “dinamismo evangélico”.

Esta deve ser uma preocupação não só dos religiosos e religiosas, mas “de todos os leigos que também participam na missão da Igreja”, conclui D. Manuel Clemente.

Uma boa oportunidade para reflectir sobre esta matéria será a realização do Congresso Missionário, que terá lugar nos dias 23 e 24 de Outubro.

Partilhar:
Scroll to Top