O Encontro Nacional da Rede Fé e Desenvolvimento decorre em Fátima sobre o lema «REDEscobrindo a FÉ e agir pelo DESENVOLVIMENTO» com uma partilha rica em testemunhos e onde os 35 participantes alimentam a vontade de consolidar esta rede de desenvolvimento assente na fé.
Mais de 10 dioceses representadas e 15 movimentos compõem os 35 participantes deste encontro nacional que tinha como grande expectativa dar a conhecer a Rede Fé e Desenvolvimento e a forma como a fé pode ajudar ao desenvolvimento.
O arranque do encontro foi preenchido por dois testemunhos. Padre José Augusto Leitão, missionário do Verbo Divino, falou da importância da fé na identidade de cada um e para quem trabalha em desenvolvimento esta torna-se a inspiração principal. O outro testemunho foi dado pela jornalista Raquel Abcassis e chamou a atenção para a importância de, no dia a dia, saber o que a alimenta, lhe dá sentido ao trabalho e valoriza-o, tendo uma atitude crítica orientada pela fé.
O dia de hoje é preenchido pela apresentação da Fundação Evangelização e Culturas, FEC, que comemora este ano o seu 20º aniversário, e o seu percurso no trabalho em rede, uma das características que define a fundação. Depois o tema Desenvolvimento vai ser abordado através de dinâmicas de educação não formal, dando a experimentar as assimetrias que existem no Mundo, para depois passarem para o tema Rede através das mesmas dinâmicas.
Em entrevista à Agência ECCLESIA Margarida Alvim, responsável pela Rede Fé e Desenvolvimento da FEC, afirma que «este encontro conjuga a sabedoria da experiência de trabalho em Igreja de pessoas mais velhas presentes e a força e ambição dos mais novos em levar este rede adiante e querer fazer alguma coisa pelo Mundo. Aqui encontrou-se a esperança para o crescimento desta Rede.»
Para o dia de amanhã são esperados dois convidados que darão uma perspectiva real de trabalhar em Rede através dos exemplos da Manos Unidas, de Espanha e da Campanha do Milénio das Nações Unidas.
A Rede Fé e Desenvolvimento foi lançada em Setembro de 2009 pela FEC, com o apoio da Associação Objectivo 2015 (Campanha do Milénio das Nações Unidas em Portugal), tendo como objectivo sensibilizar e mobilizar a Igreja Católica em Portugal para as questões do desenvolvimento global.
Tirando partido de toda a riqueza e diversidade da acção da igreja local, com o desejo de aprofundar o sentido de comunhão com a igreja universal, a Rede quer ser um espaço de encontro, aprendizagem, partilha e participação que reforce a interligação entre a igreja e a sociedade civil.
A Fundação Evangelização e Culturas assume-se como a plataforma da Igreja Portuguesa para o relacionamento com as Igrejas Lusófonas e pretende desempenhar um papel importante na dinamização e sensibilização da sociedade portuguesa para o desafio da cooperação e do desenvolvimento dos países lusófonos.
A Rede Fé e Desenvolvimento será também o mote para debate e entrevistas no programa «A Fé dos Homens» de amanhã, na Antena 1, pelas 6h. Posteriormente ficará disponível ainda em http://www.agencia.ecclesia.pt/radio/.