Um diagnóstico da nova emigração

Coordenadores da Pastoral das Comunidades de Língua Portuguesa da Europa querem reformular objectivos

Segundo as mais recentes estimativas, saem anualmente do país entre 90 a 100 mil portugueses, sobretudo para o Reino Unido, Suíça, França e Luxemburgo. Esta vaga de emigração, protagonizada por jovens com formação académica, técnica e profissional, é diversa da que ocorreu no passado. Grande parte das pessoas que optam por esta solução muda-se com todo o agregado familiar, frequentemente composto com filhos em idade escolar.

O diagnóstico foi traçado durante o encontro anual dos Coordenadores da Pastoral das Comunidades de Língua Portuguesa da Europa, que se realizou em Londres entre 8 e 10 de Fevereiro.

De acordo com as conclusões enviadas à Agência ECCLESIA, a prioridade das comunidades deve ser orientada para a “iniciação cristã”, onde “há que encontrar novas formas adaptadas à mutação cultural e à tipologia das novas gerações”. Neste sentido, os participantes insistiram na “necessidade de rever as estruturas de catequese” e renovar o trabalho com os jovens e as famílias.

A assembleia, que foi dirigida pelo presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, D. António Vitalino Dantas, quer enfrentar a falta de clero com a “criação de estágios de formação em meio migratório para candidatos ao trabalho pastoral junto dos emigrantes”.

Por outro lado, é preciso ajudar os portugueses que se instalam noutros Estados “a interagir de modo responsável na sociedade e na Igreja de acolhimento, de modo a não se tornarem invisíveis e insignificantes” e “poderem vir a exprimir e viver a sua fé na língua do país” que os recebe.

Os participantes reconheceram que “a figura do coordenador nacional continua a ser de importância vital” e que nos países onde “a Coordenação Nacional está bem organizada, também a pastoral está e funciona melhor”.

No encontro esteve presente o director da Obra Católica Portuguesa de Migrações, Fr. Francisco Sales Diniz, bem como delegados do Reino Unido, Alemanha, França, Suíça, Luxemburgo, Bélgica e Holanda. A reunião contou com a visita de D. Patrick Lynch, Bispo auxiliar de Southwark, entre outros responsáveis religiosos e civis.

A próxima assembleia realizar-se-á de 21 a 24 de Fevereiro de 2011. A reunião, que ocorrerá na cidade alemã de Friburgo, será preparada pela Coordenação Pastoral de Língua Portuguesa daquele país.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR