Margarida Corsino da Silva
‘Bom Ano!… Próspero 2012…’ Palavras que repito, vezes sem conta, nesta altura. Ao dizê-las, faço eco de um desejo que é convite a aceitarmos e aprofundarmos a proposta do SIM de Deus a cada um de nós, com o nosso próprio sim, procurando-O e encontrando-O nas nossas alegrias, na nossa dor, na pretensa banalidade do nosso quotidiano. Aqui, nas nossas vidas, onde Ele vem ter connosco. Aproveitando todas as pequenas coisas para as fazer com muito amor. Nunca perdendo a nítida perceção da nossa pequenez, da nossa fraqueza, das nossas limitações, da nossa pobreza. Tornando-nos livres, pois sabemos que não há força, nem virtude, nem talento de que sejamos proprietários e nos quais nos possamos fazer fortes por nós mesmos. Deixando que Deus compense tudo o que falta em cada um de nós. Deixando que Deus encha tudo aquilo que se foi esvaziando. Aceitando tudo quanto nos der e dando-Lhe tudo quanto nos tomar. Vivendo a alegria junto d’Ele. Sabendo que a dor e o sofrimento são um sinal de que nos aproximamos tanto de Jesus que Ele pode beijar-nos.
Desejo a confiança de que receberemos o suficiente para comer, se o caminho que fazemos for verdadeiramente o nosso, em vez de prepararmos toda a vida provisões para uma viagem que não faremos jamais. E, desta forma, estarmos prontos para percorrer o nosso caminho, aquele que é verdadeiramente nosso, realizando aquilo que nos é pedido, por isso mesmo, porque é necessário e nos é requerido (citando de memória J. L. Chrétien). Saboreando a doçura da presença de Deus. Sendo tudo aquilo que Deus quer e pode fazer em cada um de nós.
Desejo que cada um saiba que a sua presença importa – em casa, nos lugares de estudo e de trabalho, na comunidade, na sociedade civil – mesmo quando parece segurar apenas uma luz muito pequena. (Mas a diferença que faz ter uma luz, ainda que pequena, na escura noite.) Lutando pela justiça. Pela liberdade. Pelos que não têm voz. Pelo amor. Pela beleza. Pela cultura. Pela arte. Vivendo de uma forma mais simples. Mais despojada. Mais inteiros. Mais centrados. Mais agradecidos. Bendizendo o Senhor com a nossa vida. Com total consciência de que os tempos que vivemos não são fáceis e que nos convidam a viver de forma mais criativa. Em grande esperança.
Desejo que 2012 seja um ano em que, cada dia, seja presença de Deus. Um ano no qual, em cada instante, tomemos consciência que Ele está connosco. Mais ainda, está dentro de nós, dando-nos existência. Um ano para encontrar a vontade de Deus para cada um, a vontade mais profunda de cada um. Com todas as possibilidades em aberto. Com as agendas em branco. Tornando as nossas vidas lugares de beleza. Com a certeza de que «O homem é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus Nosso Senhor, e assim salvar a sua alma. […] De tal maneira que, de nossa parte, não queiramos mais saúde que doença, riqueza que pobreza, honra que desonra, vida longa que breve, e assim por diante em tudo o mais, desejando e escolhendo apenas o que mais nos conduz ao fim para que somos criados.» [EE23, santo Inácio de Loyola] Bom Ano 2012!
Margarida Corsino da Silva