Hoje, dia 8 de Outubro, pelas 21h30, a Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos) vai ser palco de um peculiar debate entre Religião e Ciência, protagonizado por um bispo e um físico.
Num debate aberto a todo o público, D. Manuel Clemente, bispo do Porto, e Carlos Fiolhais, investigador e divulgador de Ciência, vão discutir as suas (supostamente) opostas concepções do mundo em que vivemos.
Este será apenas o primeiro de 11 debates que integram o ciclo “Diálogos com a Ciência” que contará com a participação alguns dos mais importantes nomes da Cultura e Ciência nacionais. Adriano Moreira, Alexandre Quintanilha, Sheikh David Munir, Fernando Nobre, João Lobo Antunes, Gen. Loureiro dos Santos, Nuno Júdice, Nuno Severiano Teixeira ou Rui Vieira Nery são apenas algumas das personalidades que, até Março de 2010, passarão pela Reitoria da Universidade do Porto.
Como o próprio nome indica, o objectivo deste ciclo é criar pontes de diálogos entre a Ciência e outros campos do saber: a religião, mas também a ciência militar, a poesia, o humanismo, o esoterismo, a cidadania, a arte, a ética e a política. Para este tema particular, que encerrará o ciclo, foram convidados o presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
O debate seguinte deste ciclo, a decorrer a partir das 21h30 do dia 29 de Outubro, vai debruçar-se sobre a Ciência Militar, contando para isso com a participação de Nuno Severiano Teixeira, Ministro da Defesa Nacional, do General Loureiro dos Santos e de José Rodrigues do Carmo.