Último sínodo em Viseu foi há quase 300 anos

O último Sínodo na Diocese de Viseu terá sido realizado em 1740, uma realidade que se começa a alterar a partir deste Domingo, dia 10 de Outubro, com a Assembleia pré-sinodal, a realizar no Pavilhão Multiusos de Viseu, a partir das 15h30.

Até 2015, todas as comunidades e instituições eclesiais da diocese farão um estudo da realidade diocesana, confrontando-a com as propostas do Vaticano II,  que se realizou há mais de 50 anos.

D. Ilídio Leandro, que convocou esta iniciativa, espera o contributo de todos os fiéis, mesmo os mais afastados da prática cristã.

Uma secretaria-geral do Sínodo vai receber as propostas individuais e de grupos paroquiais, ou Movimentos e estruturas da Diocese.

A partir dessas propostas e dos contributos, será elaborado um Inquérito, que será dirigido a todos os fiéis, para recolha do sentir, visando a elaboração de Moções que serão apresentadas e votadas na Assembleia Sinodal, constituída por delegados das Comunidades, Movimentos e Instituições da Diocese.

O trabalho de preparação das Moções será desenvolvido até 2013, ao longo destes anos de preparação. A votação das Moções ocorrerá a partir de 2013 e terminará em 2015.

Em 2016, o Sínodo será encerrado solenemente, coincidindo essa solenidade com a celebração dos 500 Anos da Dedicação da Sé Catedral.

Segundo D. Ilídio Leandro, as Moções aprovadas pelo Sínodo e a dinâmica gerada até à sua aprovação, deixarão a Igreja diocesana capaz de encarar o futuro de forma entusiasmada, viva e actual, ao longo dos próximos 20 anos.

Redacção/Diocese de Viseu (G.I.)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top