Última sessão do ciclo de conferências «O que resta de Deus»

Termina neste Sábado o ciclo de conferências «O que resta de Deus». A iniciativa integra-se na apresentação da peça «Breve Sumário da História de Deus», de Gil Vicente, que subirá ao palco do Teatro Nacional de São João (TNSJ), no Porto, até 20 de Dezembro.

A conversa sobre o auto e a sua transfiguração cénica, que ocorrerá às 17h00 nos espaços do Teatro, será partilhada pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, pela investigadora teatral Alexandra Moreira da Silva, pelo poeta Daniel Jonas (autor de uma inspirada tradução de «Paraíso Perdido», de Milton) e pelo director artístico do TNSJ e encenador da peça, Nuno Carinhas.

Na sessão inaugural destes encontros, José Tolentino Mendonça – teólogo e poeta que vem renovando os modos de ler as Escrituras – encontrou outro poeta, Armando Silva Carvalho, que se tem movido no interior de um peculiar halo teológico, traduzindo os ditos dos Padres do Deserto e respigando orações de múltiplas tradições religiosas.

Durante a segunda conferência, a pintora Ilda David’, cujos mais recentes trabalhos se debruçam sobre os textos bíblicos, abordou a experiência da representação do sagrado, enquanto Paulo Pereira – responsável pela direcção editorial da História da Arte Portuguesa publicada em 1995 – estabeleceu as ligações entre a iconologia religiosa do século XVI e o teatro vicentino.

A terceira sessão juntou Clara Pinto Correia, romancista e bióloga que tem incidido sobre o problemático interface ciência/religião, e Tiago Cavaco, pregador baptista e punk-rocker da editora FlorCaveira, conhecido como Tiago Guillul.

O encontro desta Sexta feira aliou investigadores das Universidades do Porto e Coimbra. Amélia Polónia abordou a cultura e mentalidade quinhentistas e José Augusto Cardoso Bernardes – autor de uma das mais consistentes obras dedicadas a Vicente («Sátira e Lirismo no Teatro de Gil Vicente») – efectuou um voo rasante sobre «Breve Sumário da História de Deus».

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