UE/Presidência: Delegação ecuménica reuniu-se com representante permanente de Portugal em Bruxelas

Bruxelas, 29 jan 2021 (Ecclesia) – Uma delegação ecuménica da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) e da Conferência das Igrejas Europeias (CEC) participou num encontro online, esta quinta-feira, sobre a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

A reunião com Nuno Brito, representante permanente de Portugal junto da União Europeia, decorreu online.

A COMECE refere, em nota oficial, que as duas partes debateram a participação das Igrejas na próxima Conferência sobre o Futuro da Europa.

A delegação ecuménica sublinhou “a importância de manter um diálogo construtivo e uma interação com as presidências da União Europeia”, em conformidade com o artigo 17.º do Tratado sobre o Funcionamento da UE.

“As Igrejas, a par de outras partes interessadas, são capazes de dar contributos significativos para uma estrutura institucional que pretende servir melhor o bem comum, reduzindo a distância entre as instituições da UE e os cidadãos e promovendo o diálogo e as políticas centradas nas pessoas famílias e comunidades”, acrescenta a nota.

Já o embaixador português destacou que “as Igrejas na Europa desempenham um papel importante” na promoção de valores ligados à “centralidade da dignidade humana”.

“Os nossos valores europeus comuns – respeito pela dignidade humana e pelos direitos humanos, liberdade, democracia, solidariedade, igualdade e Estado de direito – têm de ser continuamente reforçados, a fim de reafirmar o nosso compromisso com a visão da União Europeia como uma verdadeira comunidade de valores que contribuem para o futuro compartilhado e sustentável do mundo”, indicou Nuno Brito.

Durante o encontro, a delegação ecuménica apresentou ainda um contributo conjunto composto por reflexões, propostas e recomendações de política, abordando as “prioridades prementes” da presidência portuguesa da UE.

As Igrejas cristãs na Europa esperam que Portugal possa promover, no atual contexto de pandemia, uma recuperação “potenciada pelas transições verdes e digitais, para concretizar o Pilar Social”.

A COMECE e a CEC saudaram também o “programa ambicioso, virado para o futuro e orientado para o valor” da presidência portuguesa da UE e o seu empenho em “reforçar a resiliência da Europa e a confiança das pessoas no modelo social europeu”.

A delegação ecuménica elogiou “a abordagem coordenada para as alterações climáticas, a transição digital e o bem-estar social, concebida para promover um modo de vida livre, ambientalmente responsável, socialmente forte, sustentável e saudável”.

OC

 

UE/Presidência: Comissão dos Episcopados Católicos saúda programa «ambicioso» de Portugal

Partilhar:
Scroll to Top