Iniciativa é promovida pela Esmolaria Apostólica
Cidade do Vaticano, 04 mar 2022 (Ecclesia) – O Vaticano vai promover esta segunda-feira uma recolha de medicamentos e alimentos para a população da Ucrânia, vítima da guerra, numa iniciativa da Esmolaria Apostólica.
A instituição assinala, em comunicado divulgado online, que os bens podem ser levados diretamente pelos funcionários do Vaticano para a praça em frente ao Palácio do Governatorato, do meio-dia às 15h00 locais.
A intenção é fazer da Cidade do Vaticano um ponto de “coleta extraordinária de alimentos e medicamentos para a população da Ucrânia, martirizada pela guerra”.
O portal de ‘Vatican News’ apresenta esta iniciativa como um sinal “concreto da ajuda e da proximidade do Papa e da Santa Sé aos que estão em sofrimento”.
Os donativos recolhidos vão ser enviados “imediatamente” para a Ucrânia, através da Basílica de Santa Sofia, “ponto de referência dos ucranianos em Roma”.
Já na quarta-feira, o esmoler pontifício, cardeal Konrad Krajewski, esteve nesta basílica com medicamentos oferecidos pela comunidade da Farmácia do Vaticano.
O colaborador do Papa destacou que a Santa Sé está pronta a ajudar todos, porque “não olha a nacionalidades, mas para a pessoa necessitada”.
A Esmolaria Apostólica está a apoiar as representações diplomáticas do vaticano nos países que fazem fronteira com a Ucrânia, através de fundos destinados a ajudar as pessoas em dificuldade.
O hospital pediátrico da Santa Sé, o ‘Menino Jesus’, em Roma, disponibilizou vinte camas para as crianças com cancro que tenham de deixar a Ucrânia.
OC