Sacerdote da Igreja Ucraniana Greco-católica acredita que os muros do Kremlin «hão de cair»
Lisboa, 24 fev 2023 (Ecclesia) – O padre Natanael Harasym, da Igreja Ucraniana Greco-católica, disse que “os muros do Kremlin hão de cair” e que os ucranianos querem a paz justa, “não a paz dos cemitérios”.
“Os ucranianos querem a paz, a paz verdadeira, a paz justa, não a paz dos cemitérios”, afirmou o sacerdote em declarações à Agência ECCLESIA.
Em entrevista ao programa Ecclesia, emitido esta sexta-feira, o padre Natanael afirmou, com convicção, que, como “os muros de Babilónia caíram e os muros de Berlim caíram”, os “muros do Kremlin também hão de cair”, “é uma questão de tempo”.
O sacerdote, que colabora na Paróquia de Benfica, em Lisboa, lembrou que a Quaresma do povo ucraniano começou em fevereiro de 2022 e “ainda não acabou” e evocou aqueles que, na frente da batalha, pedem para rezar por eles e defendem o seu povo com “fé em Deus” e o “apoio da Igreja que reza”.
“Estamos ansiosos com a luta diária, tanto na frente da batalha com os nossos valentes, tantos rapazes e raparigas de todas as idades, os meus amigos, os meus colegas da escola, que estão agora na frente da batalha; mas também a batalha espiritual… E essas armas espirituais e as armas de oração são muito importantes”, afirmou.
O padre Natanael, que no início de março de 2022 foi à Ucrânia buscar a sua mãe, que estava em Lviv quando a guerra começou, alertou que só é possível dialogar se a Rússia “deixar de matar” a Ucrânia.
“Não sei como se pode dialogar, sentar-se à mesa e falar com um terrorista, que diariamente bombardeia a Ucrânia! Desde o 24 de fevereiro não pararam”, lamentou.
O sacerdote refere que em causa não está apenas a salvaguarda do território, mas “das pessoas que estão lá”, sendo necessário por fim às “deportações em massa dos povos”
No programa Ecclesia emitido hoje na RTP2, o padre Natanael Harasym fez também o comentário à liturgia de domingo, como semanalmente acontece, em cada sexta-feira
PR