Ucrânia: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição abre ponto «permanente» para recolher donativos, em Setúbal

Padre Constantino Alves destaca solidariedade «impressionante» da população

Setúbal, 03 mar 2022 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, abriu um serviço de recolha permanente de bens alimentares, vestuário e medicamentos em favor da população ucraniana, vítima da guerra.

O pároco local, padre Constantino Alves, disse hoje à Agência ECCLESIA que o espaço (Av. Professor Bento de Jesus Caraça, 77) vai funcionar “todos os dias”, separando e catalogando as várias ofertas, com etiquetas em inglês e ucraniano.

A comunidade católica lançou no dia de Carnaval uma ação concertada com a Igreja Ortodoxa que se encontra instalada na paróquia sadina, tendo em vista o envio de um camião com os bens recolhidos, esta quinta-feira, com resposta “impressionante” da população.

“Foram dois dias consecutivos de imensa, imensa adesão”, relata o pároco de Nossa Senhora da Conceição, precisando que em dois dias foram encaminhados oito furgões de bens.

A iniciativa recolheu medicamentos, produtos de higiene, alimentação para bebés, crianças e adultos, com a ajuda de várias entidades e grupos de Setúbal e Alcochete, de onde todos os bens foram encaminhados para a Ucrânia.

“A adesão foi imediata, estrondosa, de uma forma que não imaginava”, refere o padre Constantino Alves.

O sacerdote saúda o trabalho dos voluntários e destaca a importância dos detalhes para a logística e distribuição das ofertas; dois médicos ucranianos ajudaram, especificamente, na indicação dos medicamentos.

“Vamos experimentando e aprendendo para fazer melhor”, conclui, recomendando a identificação das caixas com referências em ucraniano.

Mais de um milhão de pessoas cruzaram as fronteiras da Ucrânia desde a invasão russa, a 24 de fevereiro, informou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), na internet, precisando que a maioria dos que fogem são mulheres e crianças.

OC

Partilhar:
Scroll to Top